top of page

Nós estudamos como as interações entre espécies (particularmente entre plantas e frugívoros vertebrados) e como a perda animal (desfaunação) impactam a ecologia e evolução da biodiversidade e os ciclos biogeoquímicos em florestas tropicais e savanas. 

​

Saiba mais sobre alguns projetos que estamos trabalhando:

Jacutinga (Aburria jacutinga) comendo frutos do Palmito Juçara (Euterpe edulis) (Imagem: João Kracewski)

  • Cascatas Tróficas. Realizamos um experimento de longo prazo de exclusão de mamíferos em vários locais na Mata Atlântica. Neste projeto, estamos examinando como a perda de grandes mamíferos influencia a diversidade de plantas, animais e micróbios e a dinâmica de carbono e nitrogênio. Para maiores informações (https://souzayuri.shinyapps.io/biota/). Estamos expandindo nosso experimento para o Pantanal e a Floresta Amazônica.

  • Interações fruto-frugivoria: A dispersão de sementes é um processo chave para o ciclo de vida da planta. Examinamos como as interações planta-animal emergem e como a perturbação humana transforma as interações mutualísticas. Usando análises genéticas e com base em forte história natural e experimentos de campo, estamos particularmente interessados na resiliência das espécies a grandes perturbações humanas. Nossa equipe foi pioneira em mostrar que a perda de frugívoros afeta a evolução das plantas (Galetti et al. 2017, Science).

  • Ecologia de Ilhas.  Em colaboração com Bo Dalgaard da Universidade de Copenhagen, estamos mapeando e medindo a interação de perda de plantas frutíferas e frugívoros. As ilhas do Caribe são um dos arquipélagos mais defaunados do mundo e estamos interessados em elucidar os efeitos da perda de animais na persistência das plantas. Além disso, estamos medindo como os atributos da ilha e o impacto humano afetam a dispersão de sementes. Este projeto tem parceria com uma grande série de colaboradores interessados em examinar essas diferenças em sistemas naturais e modificados pelo homem ao longo de diferentes gradientes ambientais.

  • Ciência de dados: Fizemos uma curadoria de informações de dados da biodiversidade da Mata Atlântica. Essas informações coletadas ao longo de muitos anos estão nos ajudando a entender a distribuição das espécies desse importante hotspot de biodiversidade. A coleção Atlântica: uma série de documentos de dados sobre aves, mamíferos, epífitas, formigas, entre outros da Mata Atlântica. Link aqui:
    https://esajournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/toc/10.1002/(ISSN)1939-9170.AtlanticPapers

bottom of page